top of page
logo_n3.png

Como aliar a tecnologia no seu negócio?


Houve uma época em que a tecnologia nas empresas era vista apenas como custo, mas atualmente o cenário é bem diferente. Com a sua evolução, cada vez mais transparente e acessível, a visão dos empresários e gestores já se expandiu.

É do entendimento de todos que a tecnologia pode ser uma importante aliada para o seu negócio. Confira a seguir as principais dicas para ter a tecnologia como aliada na sua empresa!

1º Possuir alinhamento estratégico

Com a infinidade de ferramentas tecnológicas existentes no mercado, é muito arriscado adquirir recursos sem antes haver alinhamento estratégico sólido na empresa para ser capaz de avaliar as necessidades e o objetivo do uso da tecnologia. Isso significa que podem ser necessárias tanto algumas reuniões como até mesmo o início de projetos exclusivos para implantação de novas tecnologias, nos casos mais complexos.

É no alinhamento estratégico que temas como terceirização, computação em nuvem e outsourcing de TI são abordados, visando avaliar o melhor cenário possível para a empresa.

2º Trabalhar com especialistas

Para que tudo dê certo, é preciso ter um fornecedor de confiança, que disponibilize ferramentas e recursos de qualidade e que conte com profissionais especializados.

Para a tecnologia proporcionar um impacto positivo no dia a dia das empresas, é necessário o trabalho de pessoas com experiência na área, por isso não deixe de contratar uma empresa competente. No caso de aquisição de um software de gestão, por exemplo, os dados que ele carrega podem significar lucro ou prejuízo no final do mês.

Sendo assim, qualquer pessoa que precise de um software desse tipo faz uma análise prévia no mercado, realizando visitas técnicas para conhecer outros clientes que possuem o produto desejado e contam com a ajuda de consultores, para a definição de parâmetros e processos no sistema.

3º Investir em segurança da informação

A área de segurança da informação é responsável por garantir que os dados da sua empresa fiquem protegidos, evitar ataques maliciosos nos sites ou sistemas, definir níveis de segurança de rede, controles de acesso, entre outras coisas.

Investir recursos com essa finalidade vai economizar muito tempo e dinheiro para a sua empresa. Uma política de segurança da informação evita, por exemplo, o roubo ou o extravio de dados, o que é extremamente importante para quem lida com informações sigilosas de clientes, como empresas contábeis ou escritórios de advocacia.

4º Aproximar o negócio e a tecnologia nas empresas

Não basta ter profissionais de TI competentes para que a tecnologia seja realmente uma aliada, é necessário aproximar a TI do negócio. É muito vantajoso quando os especialistas de tecnologia entendem as necessidades do seu negócio, podendo, desta forma, definir onde ela poderá ser útil e de que forma mudanças tecnológicas devem ser implantadas.

A tecnologia nas empresas é uma realidade que cresce cada vez mais, e é preciso que funcionários, gestores e executivos entendam o real significado disso para poderem usufruir dessa parceria. As empresas que realmente entendem o que significa aproximar a tecnologia do seu negócio, conseguem tê-la como sua grande aliada, proporcionando melhores formas de se trabalhar, reduzindo custos operacionais, agilizando processos internos e buscando melhorias nos seus sistemas de informação.

Posts
bottom of page